O que Jesus entende por Igreja, é muito diferente do que os cristãos entendem. Quase dois mil anos de Cristianismo e tudo ficou estranho ao Evangelho.
Falar de Igreja para os evangélicos, leva-os a acusar de heresia e de ser contra a Igreja, quem ensinar o que o próprio Jesus ensinou!
Fora de Jesus, não há Igreja
Você É Igreja ou é membro de uma “igreja”?
“Igreja” é ser uma instituição, Igreja é ser de Cristo!
A “igreja” instituição pode ser boa ou ruim, saudável ou doentia; mas Igreja será sempre maravilhosa, pois é pertencer a Cristo, ser chamado por Cristo, ser discípulo de Jesus, viver o Evangelho!
Igreja, para mim, provavelmente seja completamente diferente do que igreja seja para você.
“É em torno de Jesus que existe Igreja. É só em torno dele; fora de Jesus não há Igreja!”
Tem gente que diz “o Caio é contra a Igreja”; eu fico olhando, ouvindo, e digo “meu Deus, como essas pessoas são curtas de percepção, como é que eu posso ser contra a Igreja se eu passei a minha vida ajudando pessoas, chamando pessoas, dizendo venham para fora, cheguem até Cristo, cheguem ao Evangelho”
Tudo que eu faço na vida é trazer as pessoas a Jesus! Cada vez que alguém alcança consciência do Evangelho, essa pessoa se torna Igreja.
Sem consciência do Evangelho não há igreja!
Aqueles que são Igreja, são aqueles que compreenderam que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo.
Ser Igreja de Cristo, nada tem a ver com templos e rituais, mas sim com:
1) Ser reconciliado com Deus, através de Jesus.
2) Reconciliar-se com as outras pessoas
3) Amar a todas as pessoas
4) Perdoar a todas as pessoas
5) Ser misericordioso para com todos
6) Suportar e ser tolerante com todos
Ser de Deus é ser igreja
Amar é ser igreja
Perdoar é ser igreja.
A questão mais importante, então, não é se a igreja que vc frequenta reflete esse ensino de Jesus; a questão realmente importante aqui é:
Você é Igreja Assim?
Não avalie a comunidade que você frequenta; precisamos ATIVAR em nossa mente que igreja não é uma organização e parar de pensar nela como tal; é hora de olhar pra você mesmo como Igreja!
A Igreja se reúne em nome de Cristo e será Igreja reunida mesmo que seja numa praia, fora de qualquer templo ou lugar religioso; “onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles”- Mateus 18:19-20.
Conforme o texto diz, quando dois ou três sobre a terra concordarem, e a palavra original é “sinfonizarem”, quando entrarem em acordo sinfônico, como uma orquestra, a respeito de uma convergência de amor; quando entrarem em harmonia acerca disso, aí se estabelece a reunião, o encontro Igreja.
E foi aqui nesse ambiente que Jesus mencionou a igreja, quando ele disse que se alguém não quer se converter ao Espírito do amor, da Graça, da Verdade, do Perdão, se deve comunicar à Igreja que aquele indivíduo não quer fazer parte deste espírito de reconciliação, porque só existe igreja onde as pessoas se encontram no espírito de reconciliação.
Igreja, portanto:
Não é feita de tamanhos
Não é feita de funcionalidades
Não é feita de templos, nem de prédios
Não é feita de reuniões e atas
Não é feita de cargos
Igreja é simplesmente a expressão dos reconciliados, da fraternidade entre os que se percebem na mesma consciência.
Igreja é o que, naturalmente, espontaneamente, brota do acordo de consciência em fé acerca evangelho; isso é igreja!
No meu curso Ativar, o propósito é compartilhar como você pode ser Igreja, ativando o Evangelho em sua vida diária. Saiba mais aqui
Ser “Igreja” tem levado muita gente a se enganar, pensando que é Igreja!