CARREGANDO

Digite sua busca

Aquela árvore do Gênesis, era uma armadilha de Deus?

Compartilhar

GÊNESIS: Coitada da árvore do conhecimento! Virou o judas vegetal da queda!

Jesus Chave Hermenêutica da Bíblia

A Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal não era má, só não era para o homem…

Talvez por nada… Talvez apenas porque era assim ou precisasse ser…

Quem sabe?

Eu apenas confio!

Aliás, possivelmente nada houvesse em seu fruto, nenhum alterador de consciência, nenhuma cannabis sativa edêmica, nenhum LSD natural, nenhuma cogumelo alucinógeno; enfim…, nada.

Tudo acontecia apenas na mente.

A Árvore, do lado de fora, poderia sem um pé de tamarindo, como no Livro de Enoque, ou um jenipapo engelhado, como no quintal/éden de minha avó.

Tudo acontecia apenas dentro…

A Árvore não era; ela se fazia; ou se faria ou não.

Se ela nunca tivesse sido comida, ela teria sido apenas aquilo que nunca foi por nunca ter sido comido.

Mas como ela foi comida, ela virou todas as árvores do jardim e muito mais; ela se tornou todo o potencial da mente humana sem o teto da obediência ao mandamento do amor de Quem falava.

A Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal teve sua representação simbólica do lado “de fora”, se teve; porém, sua verdadeira manifestação é dentro da mente, no jardim ou desertos de decisões; pois, ela carrega apenas o poder do gosto e da química que decorrem da obediência ou da desobediência.

Entretanto, uma vez comida, ela nasce em nós; ela vira DNA; ela é a gente.

Do lado de fora ela é a teia que nós formamos; para o bem e para o mal; feita de todas as nossas bondades, maldades ou ambigüidades.

Tudo o que Deus criou, Ele criou bom. E a Árvore do Conhecimento não era um ente caído ou amaldiçoado, mas apenas um ente Referente; um ente/portal de escolha; um lugar interior de decisão de amor livre; um lugar de confiança; um singelo berço da fé que obedece por que confia…

Era só isto, pois era tudo isto!

Essa Árvore não aparece na Nova Jerusalém.

Ela é a Árvore de nossas relatividades e ambigüidades. Por isto ela morrerá quando vier o que é Perfeito.

Espero que isto seja útil ao seu discernimento do processo de bem e mal neste mundo.

Esta é a razão de eu escrever tanto acerca desta Árvore. Coitada. A culpa não é dela. Falo da Árvore de nossas obsessões, e que existe hoje dentro de cada um de nós.

Pense nisto!

Caio
21 de abril de 2009
Copacabana
RJ

…………

Leitura complementar:

Original Message
From: A ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL ERA UMA ARMADILHA?
Sent: Thursday, April 15, 2004 7:55 AM
Subject: A ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL ERA UMA ARMADILHA?

Rev. Caio,
O site continua maravilhoso; é uma ambiência de Graça e profundo compromisso com a Palavra que sai da boca de Deus. Gostaria que o senhor pudesse me responder algo que ouvi do meu pastor. Ouvi um sermão dele em que ele dizia que a árvore do conhecimento do bem e do mal tinha algo como que um fruto envenenado; tal qual a maçã que a Branca de Neve comeu. Abaixo vão minhas perguntas. Pode me responder?

1 – Por que Deus colocaria uma armadilha no jardim para contribuir com a desgraça humana?

Resposta: Deus a ninguém tenta. Cada um é tentado pela sua própria cobiça. Todavia, não haveria liberdade se não pudesse haver a “escolha”.

Liberdade sem escolha é tirania. Aquela “árvore” era uma porta de escolha. E não havia nela uma droga especial, um alterador de consciência. Não! A droga nunca esteve fora do coração, mas na farmácia da alma.

A “árvore” poderia ser até um pé de saputi… Que o resultado seria o mesmo. A Árvore do conhecimento do bem e do mal tem na “árvore” a sua simbolização; pois, de fato, o fruto dela só viraria fruto de morte se comido com medo e culpa.

Se Adão e sua mulher tivessem comido sem saber que aquela era a “árvore”, nada lhes teria acontecido; apenas voltariam para “casa-jardim” de barriga cheia.

Portanto, não foi “árvore” que gerou a “queda”, mas a transgressão; e isto aconteceria até com manga-rosa.

2- Seria o caso de que aquela árvore e seu fruto poderiam em algum tempo virem a suprir o homem?

Resposta: Ora, seja para o bem, seja para o mal, nós comemos do fruto dessa “árvore” todos os dias. O fato é que houve a Queda. Mas, misteriosamente, ela aconteceu, pela Graça do Cordeiro imolado antes da Fundação do Mundo, como uma queda para cima.

Afinal, se o Éden fosse o ideal da existência, não estaríamos indo para a Nova Jerusalém; mas sim para o Novo Éden.

Nada disso tira a responsabilidade do homem; porém, tudo isto nos mostra que todas as coisas concorrem conjuntamente para o bem dos que amam a Deus; até a Queda.

Com todos os percalços desta existência caída, eu ainda prefiro milhões de vezes ser quem eu sou — caído e redimido na Graça — do que estar vivendo na inocência semi-consciente do Éden.

Mas isto falo por mim. Há, todavia, quem goste mais da infância que da vida adulta. Eu gosto de todas as fases que vivi; mas não gostaria de voltar ao Jardim da Infância.

3 – A Bíblia diz em Gênesis 2:9 que o Senhor fez brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. O argumento do pastor é o seguinte: Somente a árvore do conhecimento do bem e do mal não deu fruto bom. A minha dúvida é se é de fato possível que Deus tenha armado essa para o homem. Sei que Seus caminhos são mais altos que os nossos caminhos; mas, porque Ele plantaria com Suas mãos uma árvore que poderia levar o homem à morte?

Resposta: O fruto não era mágico. O coração é que produziu, pela culpa, a droga.

Jesus, a Chave Hermenêutica

Aprenda como interpretar a vida e a Bíblia, tendo Jesus como Chave Hermenêutica. O curso viaja pela Bíblia, mostrando como ela somente pode ser entendida a partir de Jesus!

Caio Fábio Exclusivo tem vários cursos exclusivos para você formar sua consciência no Evangelho puro e simples de Jesus!

Uma oportunidade para você se desintoxicar das religiosidades vazias e das teologias complexas que apenas prejudicam o entendimento simples do Evangelho.

“Jesus é a chave para interpretar a vida e a Bíblia!”

Caio Fábio
Tags:

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados com *